CUIABÁ

13 de Setembro de 2018

A IMPORTÂNCIA DA
INTERMODALIDADE

DNIT

 

 dnit

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes. A legislação reestruturou o sistema de transportes rodoviário, aquaviário e ferroviário do Brasil, extinguindo o antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). A sede do DNIT é em Brasília, no Distrito Federal.

Possui 23 superintendências, que são unidades administrativas regionais. Tem por objetivo implementar a política de infraestrutura, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade e ampliação mediante construção de novas vias e terminais. Os recursos para a execução das obras são da Uniãoé gestor e executor das vias navegáveis, ferrovias e rodovias federais, instalações de vias de transbordo e de interface intermodal e instalações portuárias fluviais e lacustres.

O DNIT é administrado pelo diretor geral e por mais seis diretores setoriais nomeados pelo Presidente da República. As deliberações ocorrem por meio desta Diretoria e do Conselho Administrativo:

 

A DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA AQUAVIÁRIA (DAQ) E AS ADMINISTRAÇÕES HIDROVIÁRIAS

 

A Diretoria de Infraestrutura Aquaviária – DAQ é responsável pela infraestrutura aquaviária do Sistema Nacional de Viação e desempenha atividades de construção, ampliação, recuperação, manutenção e operação em hidrovias e portos sob responsabilidade do DNIT. Para viabilizar essas atividades e tornar a gestão mais eficiente, o país foi dividido em oito Administrações Hidroviárias, que exercem por delegação, as atribuições operacionais estabelecidas pelo DNIT para suas unidades regionais. São elas: AHIMOC, AHIMOR, AHINOR, AHITAR, AHSFRA, AHIPAR, AHRANA e AHSUL. A Diretoria de Infraestrutura Aquaviária coordena as ações de todas as Administrações Hidroviárias através Coordenadorias:

  • Coordenador-Geral de Obras Aquaviárias – Antonio Alberto Rocha Accioli
  • Coordenador-Geral de Gestão e Operações Aquaviárias – Antônio Lopes Caputo

 

 

 

 

Desenvolvido por Darma Tecnologia Desenvolvido por Darma Tecnologia