Hidrovia do Paraná

Hidrovia do Paraná

Hidrovia do Paraná

A hidrovia do Rio Paraná atravessa os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Ela está integrada a rodovias, ferrovias e dutovias estaduais e federais, em um sistema multimodal de escoamento da produção agrícola da região centro-oeste, sudeste e sul, onde é gerado quase a metade do PIB brasileiro. A Hidrovia do Rio Paraná, sob a responsabilidade do Ministério dos Transportes/DNIT, possui extensão navegável de 1.105Km, estendendo-se desde a Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Município de Foz do Iguaçu/PR, até seus extremos, a jusante da barragem da UHE de São Simão situada no Rio Paranaíba, Município de São Simão/GO, e a jusante da UHE de Água Vermelha, situada no Rio Grande, Município de Iturama/MG.

ORio Tietê afluente do Rio Paraná, tem uma extensão navegável de 715 quilômetros, com profundidade mínima de três metros. A hidrovia é administrada pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Logística e Transportes.

O sistema formado pelas duas hidrovias Tietê-Paraná possui oito eclusas em funcionamento, seis no Rio Tietê e duas no Rio Paraná:

  • Rio Tietê:Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos, medindo142 metros de comprimento e 12 metros de largura, com profundidades de 3 metros.
  • Rio Paraná:Jupiá, em Castilho/SP e Porto Primavera, em Rosana/SP, medindo 210 metros de comprimento, 17 metros de largura e 4 metros de profundidade.

Navegação

Os comboio-tipo para o Sistema Hidroviário conhecido como Tietê-Paraná, são de formação 2×2, compostos por:

  • 2 Chatas em linha + Empurrador – 137 metros de comprimento;
  • 2 Chatas de 11 metros lado a lado – 22 metros de boca;
  • Calado de 2,7 metros.

As hidrovias dos Rios Paraná e Tietê, transportam anualmente, cerca de 6,5 milhões de toneladas de cargas, principalmente soja, milho, farelo de soja, areia e cascalho, além de cana-de-açúcar, trigo, madeira, mandioca, carvão, adubo e fertilizantes.

Hidrovia do Paraná
(Clique na imagem para ampliar)