DNIT


dnit
dnit

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura. A legislação reestruturou o sistema de transportes rodoviário, aquaviário e ferroviário do Brasil, extinguindo o antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). A sede do DNIT é em Brasília, no Distrito Federal.

Possui 23 superintendências, que são unidades administrativas regionais. Tem por objetivo implementar a política de infraestrutura, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade e ampliação mediante construção de novas vias e terminais. Os recursos para a execução das obras são da União. É gestor e executor das vias navegáveis, ferrovias e rodovias federais, instalações de vias de transbordo e de interface intermodal e instalações portuárias fluviais e lacustres.

O DNIT é administrado pelo diretor geral e por mais seis diretores setoriais nomeados pelo Presidente da República. As deliberações ocorrem por meio desta Diretoria e do Conselho Administrativo:

A DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA AQUAVIÁRIA (DAQ) E AS ADMINISTRAÇÕES HIDROVIÁRIAS

A Diretoria de Infraestrutura Aquaviária – DAQ é responsável pela gestão, manutenção, ampliação, modernização, construção, fiscalização, e elaboração de estudos técnicos das hidrovias, portos Interiores e eclusas. O Brasil dispõe de 21 mil km de hidrovias economicamente navegáveis, em um sistema que conta com 43 Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte – IP4, 51 Portos Públicos, 11 Estações de Transbordo de Cargas e 13 eclusas.

As ações e políticas implementadas nas hidrovias administradas nesta Diretoria têm por finalidade aumentar o escoamento de commodities, diminuir o custo do transporte de cargas, aumentar segurança e, também, garantir melhores condições de atracação para embarcações de pequeno porte e transporte de passageiros. Para viabilizar essas atividades e tornar a gestão mais eficiente, o país foi dividido em oito Administrações Hidroviárias, que exercem por delegação, as atribuições operacionais estabelecidas pelo DNIT para suas unidades regionais. São elas:

AHIMOC,  AHIMOR,  AHINOR,  AHITAR,  AHSFRA,  AHIPARAHRANA e AHSUL.

A Diretoria de Infraestrutura Aquaviária supervisiona e coordena as ações de todas as Administrações Hidroviárias através seguintes Coordenadorias:

  • Coordenador-Geral de Obras Aquaviárias – Rodrigo Morais Português de Souza
    • Email:
    • Telefone: (61) 3315-4417
  • Coordenador-Geral de Gestão e Operações Aquaviárias – Iviane Cunha e Santos
    • Email:
    • Telefone: (61) 3315-4741