Coordenador Geral
Mapa da Administração
Área Geográfica
Coordenador-Geral de Administração Hidroviária
Substituto
Endereço:
Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1912, Conjunto I e J – 16º andar
Jardim Paulistano – São Paulo – SP – CEP: 01451-907
Tel: (11) 2106-1600 / 2106-1616 / 2106-1884
Órgão subordinado ao Diretor-Geral do DNIT e responsável por desenvolver e implementar as ações de infraestrutura aquaviária nas hidrovias do Paraná. Sua principal hidrovia é a Tietê-Paraná.
HIDROVIA PARANÁ-TIETÊ
A hidrovia do rio Paraná é limítrofe com o país vizinho Paraguai, com os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal, integrando rodovias, ferrovias estaduais e federais em um sistema multimodal de escoamento da produção agrícola da região onde é gerado quase a metade do PIB brasileiro. A hidrovia do rio Paraná, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT do Governo Federal, possui extensão navegável da ordem de 1.105Km, estendendo-se desde a UHE de Itaipu, no Município de Foz do Iguaçu/PR, até seus extremos, na barragem da UHE de São Simão situada no Rio Paranaíba, Município de São Simão/GO e da UHE de Água Vermelha, situada no Rio Grande, Município de Iturama/MG.
O Rio Tietê, afluente do Rio Paraná, tem uma extensão navegável de 715 quilômetros, com profundidade mínima de três metros. A hidrovia é administrada pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Logística e Transportes. O sistema formado pelas duas hidrovias tem nove eclusas em funcionamento. Sete no rio Tietê: Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos (inferior e superior). Todas têm 142 metros de comprimento e 12 metros de largura, com profundidades entre 3 e 4 metros. As outras eclusas estão localizadas no Rio Paraná: Jupiá, em Castilho/SP e Porto Primavera, em Rosana/SP. Estas duas têm 210 metros de comprimento, 17 metros de largura e 4 metros de profundidade.
NAVEGAÇÃO
O comboio-tipo para o Rio Paraná é de 200,5 metros de comprimento, 16 metros de boca e 3,7 metros de calado. Já no Rio Tietê o comboio-tipo tem 137 metros de comprimento, 11 metros de boca e 2,7 metros de calado. Pela hidrovia foram transportadas no ano de 2017 um total de 7,2 milhões de toneladas de cargas, principalmente soja, milho, farelo de soja, areia e cascalho, além de cana-de-açúcar, trigo, madeira, mandioca, carvão, adubos e fertilizantes. Grande parte das cargas transportadas são de longo curso, com destino ao Porto de Santos para exportação.
Clique na imagem para ampliar