Coordenador Geral
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Coordenador-Geral de Administração Hidroviária
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Fones: (38) 3741-1005 e 3741-3046
Substituto:
HADSON TOLENTINO BARBOSA
Fone: (38) 3741-1005 / 3743-3131
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Fax: (38) 3741-3046
Endereço:
Praça do Porto, nº 70
Distrito Industrial
CEP: 39270-000 | Pirapora – MG
A Administração da Hidrovia do São Francisco – AHSFRA, órgão subordinado ao Diretor-Geral do DNIT, tem como principal atribuição a prestação de serviços públicos de manutenção e aprimoramento das condições de navegabilidade do rio São Francisco e de seus afluentes navegáveis, mantendo-os em plenas condições para a realização da navegação comercial.
A manutenção das condições de navegabilidade do rio São Francisco visa garantir a segurança, a agilidade e a confiabilidade deste modal de transporte. São tarefas previstas em estatutos e imprescindíveis para a administração hidroviária, exigidas por lei e fiscalizadas pela Marinha do Brasil (no âmbito de operacionalidade e segurança) e pelo IBAMA (no âmbito dos impactos ao meio-ambiente), destacando-se:
- Sinalização fixa de margem e balizamento flutuante;
- Desassoreamento de canal de navegação;
- Operação e manutenção da Eclusa de Sobradinho-BA;
- Operação e manutenção do Porto Fluvial de Pirapora-MG;
- Topobatimetria para definição de canal de navegação;
- Monitoramento das condições hídricas do rio São Francisco e afluentes;
- Monitoramento e gestão ambiental das atividades de manutenção da hidrovia;
- Além dessas, outras atividades podem ser destacadas, a saber:
- Realização de estudos para a expansão da hidrovia e do transporte de cargas por esta hidrovia;
- Realização de estudos para aperfeiçoamento dos trabalhos operacionais desenvolvidos;
- Realização de estudos para a expansão da hidrovia e do transporte de cargas por esta hidrovia;
- Realização de estudos para aperfeiçoamento dos trabalhos operacionais desenvolvidos;
- Realização de projetos e execução de intervenções estruturais na calha do rio com a finalidade de melhorar as condições atuais de navegação, tais como derrocamentos, obras hidráulicas para manutenção de calado, estruturas de contenção de margens entre outras;
- Proposição de modificações na calha fluvial para melhoria das condições de navegação;
- Monitoramento operacional da hidrovia com o auxílio de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e de simulação hidráulica;
A realização rotineira dos serviços acima mencionados, associada à regularização de vazões promovida pelos reservatórios das Usinas Hidrelétricas de Três Marias e de Sobradinho, assegura a manutenção permanente da navegabilidade do rio São Francisco, durante todo o ano.
A carga estimada com perfil hidroviário na área de influência da hidrovia é de mais de 4,0 milhões de toneladas/ano. Ao incluir o modal hidroviário no transporte desse volume de mercadorias, estima-se obter uma economia anual de 50 milhões de reais, em relação à matriz de transporte atualmente utilizada (quase exclusivamente rodoviária).
Mesmo em franca operação, a Hidrovia do São Francisco precisa realizar novas obras e estudos, aumentando a confiabilidade do modal para atrair maior volume de carga. A navegação interior é estratégica para todos os países desenvolvidos e que possuem uma rede hidrográfica desenvolvida, como no caso do Brasil.
O assunto Hidrovia é de grande relevância para a bacia do rio São Francisco, tal a importância das hidrovias como fomentador do desenvolvimento econômico e da expansão de fronteiras agrícolas no interior do país.