Para lutar em favor da logística nacional, deputados e senadores preocupados com o setor, organizaram-se em uma associação, a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI. Presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), a Frenlogi foi reorganizada, no Congresso Nacional, ao final de maio de 2019. A finalidade foi a de dar continuidade aos trabalhos já realizados em anos anteriores.
Frente parlamentar
As frentes parlamentares são associações de parlamentares de variados partidos em torno de um assunto específico do interesse geral. Assim, as frentes parlamentares costumam lutar por conquistas sociais e econômicas que julgam importantes para a sociedade. Para que possam se organizar legalmente no parlamento, as frentes parlamentares necessitam ter ao menos 1/3 de membros do poder legislativo. Depois, escolher uma denominação para a frente e eleger um representante responsável, que coordenará suas ações.
Objetivos da Frenlogi
No caso da Frenlogi, os objetivos são voltados para o progresso da logística nacional. Principalmente no sentido de estabelecer mediação entre o Parlamento e o Executivo, no desenvolvimento de obras de infraestrutura e o aprimoramento da legislação federal no setor. Nesse sentido, a frente se propõe a trazer as demandas de investidores e operadores para a agenda do Congresso Nacional. Dessa maneira, o foco é defender a desburocratização de projetos de concessões de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e, também, buscar agilidade a projetos nas áreas de armazenagem, dutos e energia.
Ampliação do PIB
Desde a sua reorganização, que foram estabelecidos esses focos principais de atuação da Frenlogi. Entre eles, ainda, a construção de uma aliança setorial entre os operadores da infraestrutura, o Congresso Nacional e o Executivo, para buscar a ampliação do PIB no setor de transportes.
“Nós parlamentares, temos o compromisso com todos os operadores da logística de buscar e instituir ações e projetos em busca da modernização e da eficiência do setor”, enfatizou Wellington Fagundes no ato de reorganização da Frenlogi.
O senador Wellington Fagundes, presidente da FRENLOGI – Frente Parlamentar Mista de
Logística e Infraestrutura participou dos Diálogos Hidroviáveis – 2019 em Brasília, e falou
sobre as vantagens e necessidade de investimento nas hidrovias brasileiras.
Composição da Liderança
- Presidente da Frenlogi: Senador Wellington Fagundes
- Diretor de Relações institucionais da Frenlogi: Edinho Bez
- Câmara Temática Portuária: Deputado Hugo Leal
- Câmara Temática Rodoviária: Deputado Diego Andrade
- Câmara Aeroportuária: Senador Antônio Anastasia
- Câmara Temática Ferroviária: Deputado Pedro Uczai
- Câmara de Energia e Hidrovia: Senador Eduardo Gomes
- Câmara Armazenamento: Deputado Hermes Parcianello
- Presidente do IBL: Clythio Buggenhout
- Vice-presidente do IBL: Tiago Lima